Pode não haver dúvida em sua mente quando você percebe um conjunto de solavancos difíceis e vermelhos no lábio ou próximo ao espelho: é uma afta. Mas talvez você nunca tenha sofrido uma afta antes, ou algo sobre isso, parece diferente dos outros que você teve anteriormente. Como você pode ter certeza de que é, de fato, uma afta?
Se esta é a sua primeira vez que fica com uma afta, pode ser frustrante não ter certeza do que está acontecendo em seu corpo. Mas você não está sozinho. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais da metade da população global – cerca de 3,7 bilhões de pessoas – tem o vírus que causa feridas frias.
É normal ter alguma dúvida quando outras condições parecem ou parecem feridas frias. Abaixo, examinaremos as principais características das feridas frias e tentaremos separá -las de outras condições semelhantes.
Como as feridas frias parecem, sentem e agem
As feridas frias são causadas por um tipo de vírus chamado vírus herpes simplex (HSV). Depois de contrair esse vírus, ele permanece no seu corpo por toda a vida. O vírus herpes simplex ficará inativo a maior parte do tempo, mas pode ressurgir ocasionalmente, resultando em uma afta. Quando e com que frequência você obtém feridas frias, se você as obtém, depende do seu sistema imunológico exclusivo. Algumas pessoas com HSV nunca ficam feridas, outras recebem apenas uma por ano e outras as pegam algumas vezes por ano.
Aqui está o que você precisa saber sobre feridas frias.
Você pode sentir uma afta chegando
As feridas frias são frequentemente precedidas por uma sensação de formigamento, coceira ou queimação na área do lábio, onde eles aparecerão. Isso é chamado de estágio prodrômico e pode durar de várias horas a dois dias antes que uma ou mais bolhas de afta se desenvolvam.
Uma afta reaparece no mesmo local
Você descobrirá que suas feridas frias aparecem em um local específico no lábio ou próximo ao seu lábio cada vez que você recebe um. Isso ocorre porque o vírus herpes simplex reside e viaja por apenas uma área das células nervosas dos lábios. Ele quer permanecer no mesmo local; portanto, quando você tem um ressurgimento do HSV, a afta resultante é concentrada perto das mesmas células nervosas.
Uma afta segue os mesmos estágios
Cada vez que você sofre uma afta, ele segue uma progressão semelhante:
- Uma sensação de formigamento, coceira ou queimação começa várias horas ou dias antes de um surto no local onde ocorra a afta (estágio prodrômico).
- Após 1-2 dias, uma ou mais bolhas pequenas e cheias de líquidos se desenvolvem nos lábios ou ao redor dos lábios.
- Após 3-4 dias, as bolhas estouraram e seus drenos fluidos. Isso é conhecido como estágio da úlcera ou estágio de choro. As feridas frias são extremamente contagiosas e são mais contagiosas durante esse período.
- As bolhas formam crostas e começam a curar.
- As crostas ficam cada vez menores e eventualmente desaparecem, normalmente não deixando a cicatriz para trás.
Uma afta dura cerca de 10 dias, mas o primeiro pode demorar mais
A progressão da afta, desde a primeira aparição até quando for totalmente curada, leva uma média de 7 a 10 dias. A primeira afta que você tem geralmente é mais intensa e pode levar mais perto de três semanas para se curar. Muitas vezes, é acompanhado por sintomas semelhantes a gripe.
Uma afta causa uma ou mais bolhas, cercadas por pele inflamada
A aparência de uma afta pode variar: você pode ter uma bolha grande ou um aglomerado de vários pequenos. Essas bolhas se formarão na pele do lábio superior ou inferior, mas podem se espalhar além da borda do seu lábio e na pele do seu rosto. Em casos raros, você pode pegar uma bolha perto do nariz ou no queixo. As bolhas são cercadas com a pele vermelha e inflamada, e o fluido dentro delas ficará claro ou amarelo.
Uma afta aparece após a exposição a um gatilho
Você já deve ter descoberto o que faz com que você obtenha feridas frias – este é o seu “gatilho”, este é o seu “gatilho”. Você pode ter mais de um, e pode ser algo como clima frio, uma doença, mudanças em sua dieta ou estresse. Se você achar que passar um tempo fora em um dia frio e ventoso de inverno ou se recuperar de um frio desagradável sempre parece dar um ponto de formigamento e doloroso no lábio, esses podem ser seus gatilhos.
Outros tipos de feridas na boca que uma afta pode ser confundida com
Os recursos acima soam bastante distintos para as feridas a frio, mas acontece outras condições comuns – incluindo espinhas, pêlos encravados, feridas de canador, queilite angular, mucoceles e outras bolhas labiais – podem compartilhar algumas das mesmas características. Mas aqui está como eles diferem das feridas a frio:
É raro pegar um cabelo de espinha ou encravado diretamente na pele do seu lábio
Frias e espinhas podem ser macias ao toque e cheio de fluido. Mas, diferentemente de uma espinha, uma afta geralmente possui uma área maior de pele vermelha e inflamada ao redor e sem Whitehead discernível. Você pode ver o fluido dentro de uma afta e deve ser clara ou cor de palha, não branca como pus.
Seus lábios não têm glândulas a óleo ou folículos capilares, por isso é raro que uma espinha se formasse diretamente na pele. Não importa se é uma espinha ou uma afta, a tentativa de aparecer será significativamente pior. É melhor deixá -lo em paz.
O mesmo vale para um cabelo encravado. Quando um cabelo que foi raspado, arrancado ou encerado se reúne incorretamente e se enrola sob a pele ou curva de volta na pele, ela se torna um cabelo encravado. Pode causar irritações com coceira, uma colisão vermelha e uma espinha. Um cabelo encravado confundido com uma afta, ou vice -versa, se aplica principalmente a pessoas que rasparam a área em volta da boca. É aqui que ocorrerá os pêlos encravados, não na pele dos seus lábios.
Uma dor de câncer ou mucocele estará dentro de sua boca, não fora dela
As feridas de câncer são pequenas feridas redondas que se formam no tecido que revestem o interior da boca. Eles podem ser causados por:
- Alergias de comida e bebida
- Lesões na boca, como morder acidentalmente o interior da sua bochecha ou ser atingidas na boca praticando esportes
- Sensibilidade a certos ingredientes em pasta de dente e enxaguatório bucal, como laiuril sulfato de sódio
Ao contrário das feridas frias, as feridas de câncer não são contagiosas. Eles tendem a se curar por conta própria em cerca de duas semanas, mas há pomadas e enxaguamentos na boca disponíveis para acelerar o processo de cicatrização.
Uma mucocele, ou um cisto muco oral, é um inchaço inofensivo e cheio de líquidos que também aparecerá no interior da boca, tipicamente o lábio inferior, quando uma das aberturas da glândula salivar ficar entupida.
As mucoceles são vistas com mais frequência em crianças, mas podem acontecer com qualquer pessoa com menos de 30 anos. Eles são causados por mordidas de lábios crônicos ou lesão na boca. Não tente estourar o cisto de muco. Ele deve desaparecer por conta própria em 3-6 semanas, mas se persistir, visite um prestador de cuidados primários ou dentista para tratamento.
Cheilite angular forma rachaduras secas nos cantos da sua boca
Quando a saliva se acumula constantemente nos cantos da boca, irrita a pele macia ali à medida que seca. Essa secura e irritação podem levar a pequenas rachaduras dolorosas e até a uma infecção bacteriana, fúngica ou de levedura. Esta é uma condição conhecida como queilite angular.
Cheilite angular afeta as pessoas de qualquer idade e tem muitas causas subjacentes, incluindo:
- Uma mordida desalinhada
- Dentaduras inadequadas
- Comportamentos repetitivos de ruptura dos lábios e de sucção do polegar
- Tordo
- Diabetes
- Certos antibióticos e isotretinoína
- Deficiências em ferro ou vitamina B
Cheilite angular não é contagiosa e não se espalha além dos cantos dos lábios na maioria dos casos. Faz com que a pele pareça seca, vermelha, flocada e rachada, mas não causa bolhas.
Cheilite angular tende a desaparecer por conta própria, mas mantenha a área limpa e hidratada com pomadas, como vaselina, para protegê -la.
Algumas bolhas de lábios e bocais são o resultado de queimaduras ou reações alérgicas
As bolhas no lábio podem ter outras causas que não estão relacionadas ao vírus herpes simplex. Se você queimou seus lábios recentemente, sendo consumindo algo que estava muito quente ou ficando ao sol por muito tempo sem protetor solar, você pode acompanhar uma bolha de vermelhidão, dor e inchaço.
Uma reação alérgica normalmente faz com que seus lábios inchem por todo o lado, e não apenas em um ponto. O mesmo com uma lesão traumática, como ser atingido na boca.
Uma queimadura ruim, lesão ou reação alérgica pode desencadear uma afta, mas mais frequentemente a bolha ou inchaço resultantes será um resultado direto da lesão ou exposição ao alérgeno.
Obtendo tratamento para feridas frias e mais
Se você não tem certeza se o ponto doloroso no lábio é uma afta ou outra coisa, faça uma consulta de cuidados primários. Seu médico ou clínico pode examinar o lábio e realizar todos os testes necessários para dizer exatamente o que está acontecendo.
A maioria das feridas frias se cura por conta própria em 7 a 10 dias. Mas com tratamento antiviral sem receita ou receita médica, você pode curar as feridas a frio mais rapidamente. Seu médico pode prescrever medicamentos antivirais para ajudar a diminuir a gravidade e a duração das feridas frias. Esses medicamentos são mais eficazes quando iniciados dentro de 72 horas de quando os sintomas começam pela primeira vez.
Se você sente que precisa se importar o mais rápido possível, também pode obter um diagnóstico .
Se sua afta dura mais ou se sentir mais dolorosa do que o normal, ou você está recebendo mais de 6 a 8 feridas a cada ano, faça uma consulta de cuidados primários. Em alguns casos, seu médico pode recomendar um medicamento antiviral diário para ajudar a prevenir as feridas frias.
Fonte:
- Saiba mais sobre: