Uma infecção ocasional faz parte da vida. Alguns, como o resfriado comum, vão embora por conta própria com descanso e autocuidado. Mas, em muitos casos, obter o tratamento é importante – não apenas para reduzir seus sintomas e ajudá -lo a melhorar mais rapidamente, mas também para evitar complicações como sepse.
A sepse é uma emergência médica que pode ocorrer quando uma infecção é forte demais para o sistema imunológico do corpo. Requer tratamento imediato e, embora algumas pessoas estejam em maior risco, qualquer um pode obtê -lo. Saiba por que a sepse acontece, sinais e sintomas a serem observados e como é o tratamento.
A sepse acontece quando uma infecção vira o corpo contra si mesmo
Quando você tem uma infecção, seus glóbulos brancos viajam para o local da infecção. O processo dos glóbulos brancos que combate a infecção cria inflamação e inchaço nessa área.
A sepse pode ocorrer quando uma infecção é grave ou quando seu sistema imunológico não é forte o suficiente para combatê -lo. Nesses casos, a infecção se espalha por todo o corpo, assim como a resposta da inflamação do corpo. Essa inflamação generalizada reduz o fluxo sanguíneo por todo o corpo, o que pode causar uma queda na pressão arterial. Quando isso acontece, seus tecidos e órgãos não podem obter oxigênio suficiente para funcionar corretamente, o que pode levar a choque séptico e falha de órgão se você não receber tratamento de emergência.
O principal fator de risco para sepse é um sistema imunológico enfraquecido
Nossos sistemas imunológicos geralmente são muito bons em impedir que as infecções se tornem sepse. No entanto, às vezes uma infecção grave pode levar à sepse, mesmo em pessoas saudáveis. É mais fácil para as infecções se tornarem graves em grupos que possuem sistemas imunológicos mais fracos, como:
- Bebês
- Os idosos
- Pessoas com condições crônicas de saúde como diabetes, câncer ou condições relacionadas a órgãos
- Mulheres grávidas
A sepse é mais comumente causada por infecções bacterianas
Muitos tipos de infecção – bacteriana, viral ou fúngica – podem levar à sepse, mas as infecções bacterianas são as mais comuns. A sepse é mais comumente associada a infecções do:
- Trato gastrointestinal
- Pulmões
- Pele
- Trato urinário
Os sintomas de sepse podem variar por idade e tipo de infecção
Como a sepse pode resultar da maioria dos tipos de infecção, os sintomas iniciais de infecção variam. Por exemplo, uma infecção respiratória pode envolver uma dor de garganta e tosse, enquanto uma infecção do trato urinário pode causar micção dolorosa. No entanto, uma vez que uma infecção se torne séptica, tende a haver sintomas adicionais e mais distintos.
Como é a sepse?
A combinação de uma febre relacionada à infecção e a queda característica no fluxo sanguíneo de sepse podem fornecer uma série de sintomas visíveis, incluindo:
- Pele descolorida que pode parecer manchada ou machucada
- Respiração rápida e superficial
- Tremendo
- Transpiração inexplicável
Como é a sepse?
Juntamente com os sintomas visíveis, alguém com sepse pode sentir:
- Refrigerado ou febril
- Confuso ou desorientado
- Tonta
- Dor muscular
- Um batimento cardíaco rápido
Sintomas de sepse em crianças pequenas e bebês
Bebês e crianças com sepse apresentam sintomas semelhantes aos vistos em adultos. No entanto, certos sintomas podem não ser tão óbvios em crianças que não têm idade suficiente para comunicar completamente como estão se sentindo.
Os sintomas de sepse em bebês e crianças podem incluir:
- Dificuldade em respirar (isso pode parecer grunhido ou parando a cada respiração ou dificuldade em falar)
- Extrema sonolência, dificuldade em acordar ou confusão
- Respiração rápida, superficial ou um batimento cardíaco rápido
- Febre ou calafrios
- Membros do disquete
- Vômito frequente
- Falta geral de interesse em alimentos, brinquedos ou outros estímulos
- Irritabilidade (crianças que têm idade suficiente para se comunicar podem reclamar de dor corporal)
- Fazendo xixi menos do que o normal
- Pele suada, descolorida ou pálida
O choque séptico tem sintomas mais graves
O choque séptico ocorre quando a pressão arterial cai baixa o suficiente para começar a afetar a função do órgão. Quando isso acontece, os sintomas da sepse se tornam mais graves. Os sintomas de choque séptico incluem:
- Pele fria e úmida
- Extrema confusão
- Sentimentos de tontura ou desmaio, o que pode levar ao desmaio
- Fazendo xixi menos do que o normal
- Dor muscular intensa
- Discurso arrastado
- Respiração muito trabalhada
Os médicos normalmente diagnosticam sepse, avaliando os sintomas e medindo sinais vitais, incluindo batimentos cardíacos, taxa de respiração, temperatura e pressão arterial. Após um diagnóstico, os médicos podem solicitar testes para determinar o tipo e a fonte da infecção subjacente. Isso geralmente é feito usando sangue ou outras amostras de fluido corporal. Em alguns casos, eles também podem solicitar testes de imagem, como raios-X, varreduras de ultrassom ou tomografia computadorizada (TC) para procurar sinais de infecção em órgãos, tecidos ou ossos.
A sepse é tratada no hospital
Como emergência médica, a sepse é tratada no hospital. O curso completo do tratamento pode variar dependendo da gravidade e da infecção subjacente, mas geralmente começa com:
- Antibióticos de amplo espectro lutar contra a infecção. Uma vez identificados a causa da infecção, um medicamento mais específico será usado.
- Fluidos intravenosos (iv) Para restaurar a hidratação, apoie a circulação e evite insuficiência renal.
Outros tratamentos possíveis podem incluir:
- Medicação vasopressora para aumentar a pressão arterial.
- Diálise filtrar fluidos corporais no lugar dos rins.
- Ventilação mecânica Para ajudar na respiração.
- Suplementação de oxigênio para apoiar a função de órgão.
- Cirurgia para remover o tecido infectado.
Se você suspeitar de sepse, não se arrisque
A sepse é uma condição com risco de vida, e o tratamento mais cedo começa, melhor. Se você ou alguém que você ama estiver experimentando sintomas de sepse ou tiver uma infecção que está piorando vá para uma unidade médica imediatamente.
Leia mais sobre:

wrcv2k